terça-feira, 29 de dezembro de 2009

AGORA É PRÁ VALER


O ano de 2009 foi um divisor de águas na minha "carreira" ciclística. Até março, andava de MTB aos sábados e treinava durante a semana com minha bike híbrida. Não tinha qualquer plano de competir. Queria apenas ter preparo para fazer mais e mais trilhas.

No entanto, encontrei a road que queria e bem antes do que pretendia. No começo, sofri. Achei-a desconfortável e muito exigente. Persisti e saía todo domingo. Conforme ia ganhando condicionamento, me empolgava mais. Logo comecei a andar de sábado e domingo na estrada, deixando a MTB em casa. Os resultados iam melhorando, inclusive nos treinos durante a semana, com a híbrida.

Veio a Copa VO2, fui bem e o vírus do ciclismo de estrada tomou conta de mim. Montei um calendário para 2010, incluindo provas de MTB e road, comprei livros sobre assunto e monitor cardíaco. Vou começar a pedalar com treinador, fazer musculação, além de consultar nutricionista especializada. É, a coisa ficou séria.

Vou seguir a planilha de treinos, mas não vou abrir mão de andar de MTB aos sábados e de road nos domingos. 2010 promete!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

BURNING THE TURKEY RIDE




Para queimar a comilança do Natal, o Edinho agitou um rolê de fim de ano no fórum PEDAL aqui pela região de Campinas. Apesar do tempo instável, compareceram 17 pessoas. Daqui, só eu, Adriano e Felipe. O resto veio de Itu, Mairiporã e São Paulo.

Saímos da CPFL e pegamos a Campinas-Mogi até o segundo trevo de Jaguaríuna. De lá, entramos pela cidade e pegamos a estrada para Santo Antônio de Posse. Seguimos então até Holambra, passamos por dentro do condomínio Duas Marias e saímos de novo na Campinas-Mogi. Saindo e voltando para casa, foram 100 km.

E foi um tesão! Risada do começo ao fim, visual maravilhoso, nada de chuva (muito pelo contrário, um belo sol que me deixou vermelhaço)e boa companhia. A única baixa foi o Adriano, que teve o taquinho da sapatilha quebrado e começou a sofrer com dores no joelho. O Alê acabou trazendo-o de carro lá do Duas Marias.

domingo, 20 de dezembro de 2009

DOMINGO DE ROAD


Hoje, o dia novamente amanheceu sem uma nuvem no céu. Saí para andar de road e fui até Holambra, aquele rolezinho clássico. Pedal perfeito, sem qualquer problema. Minha média foi regular, 32,5 km/h. Tive que ir até a casa dos meus pais de novo e a quilometragem total foi de 79,5 km. Fechei um fim de semana perfeito. Sol, MTB no sábado e road no domingo.

Uma coisa ficou clara: é péssimo andar de road na cidade. Os remendos no asfalto não combinam com as 120 libras de cada pneu. A cada uma que passava, era aquela porrada nas mãos.

sábado, 19 de dezembro de 2009

MTB NOS TRILHOS

Estação Tanquinho

Rio Jaguari, em Jaguarúna

Estação Carlos Gomes

Locomotiva em Carlos Gomes

A chuva deu uma trégua e o sábado amanheceu lindo. Peguei a MTB e fui até Jaguariúna. O trajeto passa por várias estações da Mogiana, antiga ferrovia que ligava Campinas com as cidades da Alta Mogiana e do Sul de Minas. Até hoje, há um passeio com a Maria Fumaça, entre a estações Anhumas e a Jaguriúna.

A primeira delas é a de Tanquinho. Logo depois, há a Desembargador Furtado, seguida pela Carlos Gomes. Nesta, o trem turístico faz um parada, então está restaurada. Além disso, ela abriga uma oficina de locomotivas e vagões. Dali, mais um pulinho e já estava em Jaguariúna. O trajeto tem altimetria tranquila e, apesar de não ter paisagens espetaculares, é muito gostoso de fazer. Tem uma parte que margeia o Rio Atibaia, que está quase transbordando.

Peguei várias partes com barro e a bike está um nojo. A estada também estava ruim, com buracos demais e solo encharcado. Além de não dar para andar forte, é desconfortável demais. Até que fiz um boa média na ida, com 23,1 km/h, mas na volta ela caiu para 21,6 km/h. Ainda dei um pulo na casa dos meus pais e fechei o sábado com 71,64 km. Amanhã tem road até Holambra e lava-bike à tarde. PS: as fotos estão péssimas por culpa do celular.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NOVOS CICLOS


Como disse em um post anterior, estou lendo o Programa de Treinamento do Lance Armstrong, de autoria dele e de seu ex-técnico, Chris Carmichael, e gostando bastante. Chego até a ficar envergonhado de chamar o meu treino atual de treino. Eles propõem focar cada parte do ciclismo, como subidas, sprints, contrarelógios. Você deve treinar só aquilo por semanas seguidas e não cada coisa em um dia da semana, como faço hoje.

Além disso, os dois passam um treinamento de sete semanas para resultados rápidos. Achei um bom ponta-pé inicial e vou seguir as séries propostas, que não tomam tanto tempo e serão boas para eu me disciplinar. Vou começar no dia 05 de janeiro. Ano novo, treino novo.

Para isso, tive que ir às compras. Primeiro comprei um monitor de frequência cardíaca, pois todos os exercícios são focados no desempenho do coração. Já comecei a usar e é viciante. É muito legal trabalhar dentro da sua zona alvo e saber “quanto peito” ainda tem para socar a bota.

A outra aquisição foi um ciclocomputador com cadência. Na verdade, eu já tenho na minha Road, porém farei os treinos durante a semana com a híbrida. E o ciclo dela é bem básico. Escolhi um Cateye Strada Cadence, que também permite inserir manualmente a quilometragem do odômetro. Vou instalá-lo na Road e passar o antigo para a híbrida. Pena vai ser perder os quase 27.000 km registrados no Sigma dela.

Ainda em janeiro, vou definir meu treinamento de musculação com meu “técnico” Fernandinho, fazer bike fit nas duas bikes e passar por uma nutricionista (começo de fevereiro). Pelo menos de umas três provas de MTB e três de Road quero participar em 2010. E participar bem, não só para completar.

E vamos ver como o tempo se comporta nesse fim de semana. Quero andar de MTB amanhã e de Road no domingo. A previsão é de menos nuvens.

domingo, 13 de dezembro de 2009

E ESSA CHUVA QUE NÃO PARA?

Ontem, faríamos um pedal bacana de road até Santo Antônio de Posse e Holambra com a turma do PEDAL. Amanheceu chovendo e foi cancelado. Acabei girando de híbrida no Taquaral quando a chuva deu uma trégua. Hoje, de novo amanheceu chovendo. Meu projeto de ir até Jaguariúna de MTB foi por água abaixo. Literalmente.

As previsões apontam que o verão será ainda mais chuvoso do que costuma ser. O negócio vai ser comprar um rolo.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CORRENDO E LENDO


A maioria dos ciclistas que competem já estão em fim de temporada ou curtindo as férias. Na contramão de tudo isso - sou amador e competi pela primeira vez no penúltimo mês do ano - continuo pegando firme.

Depois de 10 anos, voltei a correr. Tenho pedalado de manhã e corrido no fim da tarde. Minha intenção é só fazer um complemento para o treinamento, coisa tranquila: 5 km em 30 minutos, três vezes por semana. Além disso, comprei dois livros sobre ciclismo: “Programa de Treinamento”, do Lance Armstrong e do treinador dele, Chris Carmichael e “Ciclismo: treinamento, fisiologia e biomecânica”, do José Rubens D’Elia. Informação vindo de quem entende nunca é demais.


Na real, estou entrando no clima para o ano que vem. Gostei muito de treinar (ao meu modo) e participar da Copa VO2. Pretendo seguir uma rotina séria de treinos, com foco em algumas provas de estrada e mountain bike. Nas próximas semanas, vou fazer bike fit nas minhas bikes. No início de 2010, vou passar por uma nutricionista e quero trabalhar com o Fernandinho, meu amigo de infância e excelente profissional de Educação Física. Ele vai me passar uma planilha de treinos e de musculação. Percebi que é possível evoluir. Bastam disciplina e treino certo.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

RADIOSHACK REVELA BIKE E UNIFORME




A RadioShack, equipe que o Lance Armstrong montou nos EUA, revelou seu uniforme e bike. A camisa é meio genérica, mas para feia não serve. A bike eu curti bastante. Semprei gostei de pinturas espalhafatosas.

O Lance levou quase a Astana inteira para a RadioShack. Do manager Bruyneel, ao Leipheimer, passando pelo Kloden, Paulinho, Popovych, entre outros. Vamos ver como esta turma se sai em 2010.

sábado, 5 de dezembro de 2009

DINOSSAUROS NA TRILHA










Desde 2006, quando casei, não saía de rolê com a galera do CBC. Quando o Alê disse que iria pedalando assistir a largada do 12 Horas e os dinossauros dos CBC começaram a aderir, não teve como eu não ir. Juntamos eu, o Alê, Robson Corvo, Perine e Satoshi, galerinha que ajudou a começar o Campinas Bike Clube, o pessoal menos velho, Kleber, Josemar, Renato Perine e mais alguns que não lembro o nome. Bom, risada desde o começo.

Saímos do Jardim Paulicéia e seguimos pela Anhangüera até o Parque Jambeiro. Ali fomos nos enfiando pelas estradinhas e passamos Valinhos e Vinhedo. Mais "dois palito" e já estávamos no Serra Azul. Assistimos a largada do 12 Horas e comemos no Frango Assado. Engraçado: fomos assitir a prova e não ficamos nem meia hora ali. Será que foi a "simpatia" do Paulinho de Tarso? Voltamos por outo caminho. Mais risadas e um sol de rachar! Estou com as pernas ardendo demais!

Foi muito legal! Muito bom ver o Alê recuperadasso e pedalando muito, o Corvo vovô mais moleque do que nunca, o Satoshi não desistindo do pedal e o Perine, quem diria, encarando 70 km de pedal. Valeu o sabadão! Espero que outros pedais Old School surjam.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DE VOLTA AO MTB


Depois de focar na road para o Desafio da Serra De Campos, vou voltar a andar de MTB. Nesse fim de semana tem o tradicional 12 Horas, do Sampa Bikers, lá em Itupeva. Vou assistir a largada com uma galera das antigas do Campinas Bike Clube. Vamos sair daqui pedalando, passando por Valinhos e Vinhedo. Promessa de boas risadas.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MUITO MELHOR DO QUE O ESPERADO

Alinhado para largar com meu "irmão mais velho" Adriano



Galera largando


Galera chegando


Medalha de participação no final


Alguns dos 63 do fórum PEDAL


O dilúvio que caía no sábado em Campinas, quando saí para Santo Antônio do Pinhal, era um prenúncio. A previsão do tempo acertou em cheio. No meio do caminho, o tempo até deu uma melhorada e fiquei animado. Mas foi só. De pancada em pancada, as horas foram passando e chegou o domingo cedo.

Dormi mal. A pousada era ruim, a rua uma barulheira e estava ansioso. Acordei às 04:50 com uma gritaria e não preguei mais o olho. E chovia! Tomei café e comecei e me arrumar. A rua já começava a lotar de ciclistas. Não tinha jeito: ia encarar o Desafio sob chuva.

Encontrei o Adriano e alinhamos na largada. Com o asfalto molhado, meus objetivos mudaram. Iria subir tranquilo, sem muita pressa, apenas para conhecer. A medida que o horário foi chegando, os batimentos foram subindo e a chuva aumentando. Quando tocou a corneta e começou o barulho das sapatilhas clipando, estava disparado.

Saí devagar, me posicionando para não correr riscos. A medida que ganhava confiança, a velocidade aumentava. Comecei a ultrapassar a galera e fui me animando. A estratégia de subir tranquilo já tinha ido por água abaixo, literalmente. Incrível como o pessoal entra mal nas curvas! Com a estrada fechada pra o trânsito, eu tangenciava pelo lado de dentro o tempo todo. Ganhava tempo e diminuía o risco de queda. Muita gente fazia as curvas abertas, um absurdo!

Mantive um ritmo forte no trecho de sobe e desce antes da serra. Devo ter feito uns 33 km/h de média ali. Quando vi a placa "Início da Serra", estava muito bem. Entrei num ritmo, me concentrei e fui subindo. Não deixava a velocidade diminuir de 15 km/h. Não achei a subida tão dura e, mesmo forçando, me sentia bem. Talvez tenha me precipitado, pois depois da serra tem outro sobe e desce no Alto da Boa Vista, já em Campos.

Terminei a serra e já comecei a socar a bota em um trecho plano. Passei mais uma porção nesta estilingada. Veio ao Alto da Boa Vista e já começava a me sentir cansado. O sobe e desce é chato mesmo, como já tinham me alertado. Tirei forças daqueles sanduíches extras que comi na quinta-feira e fui atacando.

Quando entrei na avenida principal de Campos, onde ficava a chegada, continuei forte. Viemos eu e outro cara, além da primeira colocada entre as mulheres amadoras, que gritava como uma louca logo atrás. Quando vi o pórtico, dei uma esprintada e larguei os dois para trás. Bom demais. Seguem os meus tempos:

Nome: ALBERTO POLO JÚNIOR
Número de Peito: 511
Sexo: M
Equipe:
Tempo Final: 01:57:50.854
Categoria: M3039
Modalidade: AMADOR
Tempo Montanha: 00:45:36.80
Classificação Total: 143
Classificação por Categoria: 66
Classificação por Sexo: 143
Velocidade Média Total: 24.9


Achei a prova um tesão, mesmo com chuva. A galera toda fica na pilha, louca para correr. Esse ano houve recorde de inscritos, com 1.200 pessoas. Quem levou o título no profissional foi o Jean Coloca, da Padaria Real, com o tempo de 1h31m. Depois da prova, a confraternização com o pessoal do fórum PEDAL. Só curtição e boas risadas!

Tinha em mente que seria muito mais difícil e talvez esse pensamento tenha me ajudado. Estou muito feliz com o meu resultado e extremamente motivado para treinar e competir. O calendário de provas para 2010 já está até pronto.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TUDO PRONTO PARA O DESAFIO!


Está tudo separado para a prova. Amanhã cedo pego a estrada rumo a Santo Antônio do Pinhal, onde dormirei e será a largada. Deixo a bike e as tralhas no hotel e subo para Campos do Jordão para pegar meu kit e almoçar. Domingo, 09:00 h, com chuva ou sol, parto para os 50 km.

Meu objetivo é fazer a prova em menos de 02:00 h. Tenho algumas estratégias, mas com certeza vou socar a bota do começo ao fim, sem pensar em nada. Que seja! É minha primeira prova, não tenho compromisso e posso errar.

Serão nada menos do que 1.200 participantes. Só do fórum PEDAL, participarão 60 caras. Vai ser show! Agora, volto aqui só domingo à noite.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CHOVE OU NÃO CHOVE?


A previsão do tempo do Cepagri para o domingo de Desafio da Serra de Campos não é nada animadora: "Para o fim de semana, aumentam as chances de chuvas mais generalizadas com curtos intervalos de sol entre nuvens em todas as regiões."

Bom, não largo só se estiver caindo um dilúvio. Bike mando revisar na volta, risco de levar um chão sempre existe e a roupa suja a gente lava com Omo. Se ainda fosse MTB, que tem lama, vá lá. Mas ainda acho que vai ficar como nas últimas semanas: meio nublado e abafado durante o dia e chuva só no fim da tarde.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DESAFIO DA SERRA ESTÁ CHEGANDO

Faltam 6 dias para a Copa VO2 - Desafio da Serra de Campos. Depois de pegar pesado nos treinos durante a semana passada, fiquei de molho no feriado prolongado. De molho em partes, pois tive dois casamentos e dois churrascos em quatro dias. Folga para as pernas, trabalho para o fígado. Entre hoje e quinta, apenas descanso ativo e muito alongamento.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DOMINGO DE NOVA BANDEIRANTES


No domingo, marquei um rolê que queria fazer há tempos: ir até Cordeirópolis, praticamente o final da Nova Bandeirantes. Mesmo tendo escalado o Pico do Jaraguá um dia antes, acordei 5 da matina para enfrentar os 130 km.

Larguei o carro na IBM, em Hortolândia, e peguei a estrada às 06:07 h, com um tempo bem fechado. Conforme seguia em direção ao interior, o tempo foi melhorando. Mas, ao olhar para trás, via que a coisa estava feia.

O máximo que tinha ido era até Santa Bárbara D'Oeste, distante 30 km do ponto de partida. Até lá, é relativamente plano. Depois, a coisa dá uma piorada. Até Cordeirópolis, são mais 35 km de falsos planos, negativos na maioria das vezes e com 4, 5 km. Não chega a ser uma subida, mas a velocidade cai de 30 e poucos para 22, 23 km/h. No final, para ajudar, vento contra.

Voltei mais forte, com ajuda dos falsos planos, agora positivos. O tempo estava feio e, para fechar, peguei os 12 km finais com asfalto completamente molhado. Tinha acabado de chover. Não me deu um banho, mas emporcalhou a bike, a roupa e a sapatilha. Foram 130 km em 4h, média de 33 km/h.

SÁBADO DE JARAGUÁ







Sábado, depois de dar um pulo em Jaguariúna para aquecer, fui (de carro, lógico) até Sampa com o Adriano para subir o Pico do Jaraguá. Encontramos a galera do PEDAL e fomos em cerca de 15 ciclistas para a escalada. Bom, a subida dispensa comentários. São 300 metros de ascensão em 4,7 km. O asfalto é perfeito, a maior parte do trajeto é sombreada e quase não há tráfego de veículos.

A galera subiu forte, bem forte. Consegui fazer em uns 17 minutos e fui o quarto a chegar. Confesso que não esperava tanto de mim. Fiquei bastante feliz com meu desempenho. Ficamos de bate-papo lá em cima de depois descemos feito rojões. Bom demais! Dia perfeito: clima bom, companhia excelente, lugar bonito e performance surpreendente.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SUBIDA DO JARAGUÁ

Sábado vou com o Adriano até São Paulo para subir o Pico do Jaraguá com uma galera do fórum PEDAL. O trajeto é curto, mas a subida casca grossa. São uns 300, 400 metros de ascensão em 4,6 km. O ideal seria subir e descer umas cinco vezes, mas não vai dar tempo.



Exibir mapa ampliado

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

HORA DE AFINAR


Faltam 20 dias para o Desafio da Serra de Campos. Hora de intensificar (ainda mais) os treinos e dar uma afinada. Pois é, quanto menos peso para levar para cima, mais rápido se chega lá. Vou dar uma maneirada na comida. O que vai quebrar minhas pernas são os dois casamentos uma semana antes da prova.

domingo, 8 de novembro de 2009

SOFAZÃO


O dia amanheceu fechado e eu precisava descansar, pois na semana passada peguei pesado nos treinos e no trabalho. Sofazão o dia inteiro e descanso amanhã também. Terça-feira estou de volta aos pedais.

sábado, 7 de novembro de 2009

TREINO RÁPIDO

Hoje fui até Jaguariúna com o Adriano, pois temos compromissos agora cedo. Ao chegar, emendei um tiro de uma volta no Taquaral. O Adriano está evoluindo a cada dia para o Desafio da Serra de Campos. Da última vez que fizemos este percurso, conseguimos 25 km/h de média. Hoje, subimos para 29 km/h. Excelente!

Exibir mapa ampliado

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

SEGUNDA DE FERIADO

Hoje fui andar na Nova Bandeirantes com o Adriano e o Felipe. Deixamos os carros na IBM, em Hortolândia, e fomos até Santa Barbara D'Oeste. Simplesmente um espetáculo! Asfalto impecável, dia lindo, relevo plano e um visual muito legal.

Saímos às 07:00 e o sol não castigou. Na ida, com falsos planos a favor e ajuda do vento, fui a 35,2 km/h de média. A volta foi mais lenta e fechei a 33,5 km/h o trajeto todo de 65 km. Agora, estou indo para o sogro dar um mergulho. Está um sol de rachar!

domingo, 1 de novembro de 2009

DOMINGO DE FERIADO

Fui até Holambra hoje cedo. Aproveitei para "metabolizar" a cerveja de ontem. Clima excelente, sem vento ou nuvem no céu. As subidas de ontem cobraram seu preço hoje. Pernas cansadas e média de 32 km/h. Amanhã, eu e meu "irmão" Adriano vamos andar na Nova Bandeirantes. Ali é bom.

sábado, 31 de outubro de 2009

SÁBADO DE FERIADO




Exibir mapa ampliado

Dia amanheceu perfeito, sem uma nuvem. Saí para fazer Campinas-Itatiba, via Valinhos. Para quem não conhece, há uma estradinha de serra sensacional ligando as duas últimas. É até curta - 14 km - mas as subidas são de doer. Fui muito bem, subindo forte e descendo feito rojão. Fiz a média de 26,5 km/h. Muito boa!


O asfalto da estradinha é novo, foi recapeada há cerca de um ano, então é um tesão para andar. Mas, como estamos no Brasil, alguns trechos já têm rachaduras e buracos. É mole? Creio que em dois anos, já vai estar um regaço. Amanhã tem a clássica Campinas-Holambra. Tenho que voltar cedo para ir para Sampa.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MEU NÚMERO

Olhem só que belezuras estas duas Giants. Uma duplinha desta estava mais do que suficiente para mim. E o melhor de tudo são so preços delas nos EUA. Aqui, custariam o dobro.

Giant TCR Advanced 2 - quadro, garfo e canote em carbono, grupo Shimano Ultegra 6700, rodas Mavic Ksyrium Elite, selim Fi'zi:k Arione e componetes Giant. US$ 3.400 (R$ 5.973)



Giant Anthem X1 - quadro em alumínio, suspensão dianteira Rock Shox Sid Team 100 mm, suspensão traseira Fox Float RP23, grupo Shimano Deore XT com câmbio traseiro XTR, rodas Shimano XT, selim Fi'zi:k Tundra e componentes Giant. US$ 3.700 (R$ 6.512)


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EVOLUINDO


Exibir mapa ampliado


Fiquei muito feliz com meu desempenho na última semana. Andei muito bem nos treinos com a híbrida na cidade e nos rolês do fim de semana, de speed. Percebo que estou evoluindo. As médias de velocidade vêm aumentando e me canso cada vez menos. Também notei que venho ganhando massa magra, ajudado pelos treinos em si, e por uma alimentação melhor.


Para dar continuidade a esta maré, neste feriado vou mergulhar nos treinos para o Desafio da Serra de Campos. A MTB está de férias até a prova. Até lá, só speed. Quero fazer Campinas-Valinhos-Itatiba pela serrinha no sábado, um giro leve no domingo e fechar a segunda-feira com este pedal na Nova Bandeirantes, com seu "asfalto de mesa de sinuca". Pode ser o trajeto curto, até Santa Bárbara D'Oeste (60 km ida e volta), ou o longo, esticando até Cordeirópolis (130 km!!)


Falando em Desafio da Serra, será minha primeira prova de ciclismo. Meu único objetivo é concluí-la em menos de 2 horas e sem sofrer muito. Se conseguir, volto de Campos do Jordão com o sorriso de orelha a orelha.

domingo, 25 de outubro de 2009

ROMARIA CICLÍSTICA 2







Simplesmente animal o rolê de hoje! Percurso excelente, clima excelente, galera excelente. Saímos em 30 e poucos de Itu rumo a Pirapora do Bom Jesus, pela famosa Estrada dos Romeiros. Quase toda sobreada e estreitinha, ela vai margeando o Rio Tietê, com um sobe de desce delicioso. Fora o visual maravilhoso! E o movimento é baixo. Perfeita para pedalar. Foram 84 km no total.

sábado, 24 de outubro de 2009

ROMARIA CICLÍSTICA

Amanhã vou fazer a Estrada dos Romeiros de speed com a galera do fórum PEDAL. Já são mais de 30 malucos confirmados. Vão achar que é romaria. Hoje, fui até Holambra. O clima está excelente e a previsão é de que continue assim amanhã.



Exibir mapa ampliado

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

UM DOS PREFERIDOS

A Caloi Berlineta aro 20. Devia ter uns 4 anos.

BMX que o meu primo Ricardo ganhou do bom velhinho, em 1983.


Aprendi a pedalar bem cedo. Com dois anos, já andava com uma Caloi Berlineta dobrável aro 16. Sem rodinhas. Pouco tempo depois, já estava com outra Berlineta, aro 20. As duas foram herdadas das minhas irmãs. Aos seis anos, ganhei uma Monark BMX Scorpion no Natal, com a qual fiquei até uns 11 anos. Daí passei a pedalar com a Monark 10 do meu pai e, aos catorze, ganhei minha primeira MTB. Mas essa é uma outra história.


A bicicleta sempre foi um dos meu brinquedos preferidos. Eram os carrinhos e a magrela. Embora tenha participado de vários capeonatos no Círculo Militar, futebol nunca foi minha praia. Sou perna de pau. Lembro das rampas que fazíamos na rua, dos "siga o mestre", da pista de bicicross que tinha perto de casa, das corridinhas que fazíamos em volta casa do Renato e do Rafael, dois vizinhos cariocas. Putz, bons tempos.

domingo, 18 de outubro de 2009

SE ARREPENDIMENTO MATASSE


Acordei às 06:00 h. Asfalto molhado e tempo fechado. Voltei para cama. Às 07:00 h, o asfalto já estava seco e o tempo querendo abrir. Achei melhor não arriscar e desisti de ir treinar speed hoje. Faria Campinas-Itatiba pela serrinha de Valinhos. Morro a dar com pau.


Não é que o tempo abriu e saiu um sol sensacional? A foto não me deixa mentir. E o pior que tenho um compromisso e não teria tempo de sair mais tarde. Bem, não que eu queira, mas fica com uma dia de descanso....

sábado, 17 de outubro de 2009

O ÚLTIMO



Agora não dá mais para madrugar na trilha. O horário de verão começa hoje e os dias clarearão apenas às 06:30 h. Para me despedir, saí de Sousas às 05:23 h para para 56 km de muitas subidas. Sbi pela Prodome, desci a Curumimm e fui até Morungaba via Fazenda Bonfim. Na volta, passei pelo Observatório, desci o Pico das Cabras, subi a Curumim e desci o Bar da Cachoeira. Boa média: 18,4 km/h.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SAPATOS NOVOS



Depois de furar pela manhã e no treino da noite, dei férias para os pneus da minha híbrida, que estavam no osso. Passei na Bike Fan e peguei um par de Kenda Kwest 26 x 1.25. Os anteriores eram 1.50. Apesar de meio carnavalescos, vamos ver se a bike fica mais rápida.