quinta-feira, 15 de julho de 2010

TOUR 2010 - 11ª ETAPA











Por Tadeu Matsunaga - Prólogo

Mark Cavendish (Columbia) conquistou mais uma vitória no Tour de France ao vencer a 11ª etapa – um percurso de 184.5km com encerramento em Bourg-lès-Valence. O britânico assegurou sua terceira vitória na competição, após superar Alessandro Petacchi (Lampre) e Tyler Farrar (Garmin). O luxemburguês Andy Schleck (Saxo Bank) manteve a camisa amarela à frente de Alberto Contador (Astana) e Samuel Sanchez (Euskaltel Euskadi), segundo e terceiro respectivamente.

O Tour viveu mais um dia com etapa de transição. O pelotão, mais uma vez, descansou durante a prova, e deixou o trabalho com os escapados e os sprinters, que tinham mais uma oportunidade pela frente. Porém, nenhum deles teve capacidade para frear Cavendish. O ciclista da Ilha de Man, após um início de temporada irregular, retornou com força total no Tour, e superou as vitórias iniciais de Petacchi. Com as três conquistas obtidas neste Tour, o britânico alcançou seu décimo terceiro triunfo na história da “Grande Volta” – quatro em 2008 e seis em 2009.

Apesar da vitória inquestionável; um fato criou polêmica no último quilômetro da etapa. Renshaw, embalador de Cavendish, ao buscar uma melhor posição para o sprint, interferiu na trajetória de Julian Dean, da Garmin, com cabeçadas. O gesto foi analisado pelos comissários do Tour que decidiram expulsar Renshaw da competição.

A etapa contou com uma fuga formada por Geslin (Bouygues), Auge (Cofidis) e Benítez (Footon), que foram controlados o tempo inteiro pelotão. Com cerca de 20 km para o encerramento Geslin foi neutralizado e, quilômetros à frente, Auge e Benitez não resistiram ao ritmo do grupo principal. Chavanel (Quick Step) e Popovych (Radio Shack) lançaram um ataque no pelotão com menos de 10 km, mas logo foram capturados pelo pelotão. No sprint final, após a confusão envolvendo Dean e Renshaw, Cavendish bateu Petacchi e Farrar.

Na classificação geral, Andy Schleck teve uma etapa tranqüila e manteve a camisa amarela, assim como os demais favoritos. Nesta sexta-feira teremos uma etapa de 210.5 km entre Bourg de Péage e Mende ; uma etapa mista com cinco montanhas, onde podem acontecer surpresas.

Classificação Etapa
1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC - Columbia 4:42:29
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
3 Tyler Farrar (USA) Garmin - Transitions
4 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d'Epargne
5 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha
6 Yukiya Arashiro (Jpn) Bbox Bouygues Telecom
7 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team
8 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale
9 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram

Classificação Geral
1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 53:43:25
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:41
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:45
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:58
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31
6 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:03:59
7 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:22
8 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d'Epargne 0:04:41
9 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:08
10 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:05:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário