segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MARATONA RAVELLI - DOEU







Pensei que seria fácil. Pedalo em trilhas há um bom tempo, meu preparo está até que bom, vinha fazendo boas médias nos treinos de MTB, enfim, estava tranquilo. Coloquei na cabeça que era só encarar como um treino e faria uma boa prova. Ledo engano.

Prá começar, o sol estava de rachar. Eu, acostumado a pedalar cedinho, já estava fritando antes mesmo de largar junto com o Gutão, meu amigo de infância. Depois da largada, que aconteceu pontualmente às 09:40 h, não deu para escapar. Primeiro porque queria me poupar para o final e segundo porque a estrada era estreita e não estava fácil ultrapassar. Fui num ritmo bom até começar os falsos planos. Ali, comecei a acelerar um pouco.

Veio então uma sequencia de subidas de uns 6 km. Como gosto de subir, mandei ver. Passei bastante gente neste trecho. Depois dele, começaram os singles dentro de uma fazenda, só pirambeira. No primeiro trecho, você descia uma barbaridade e, logo depois, subia. Ali, só trator e os prós subiam sem empurrar. Não teve jeito. Empurrei. Depois, novamente uma descidinha alucinante no single seguida de outra subida. Dá-lhe empurrar!

Saí moído dos singles. Depois deles, entrava a parte final da prova, de uns 20 km. Ali o relevo ajudou, com muitos retões e algumas descidas. Ainda bem, pois estava bem cansado, castigado pelo calor. Aquela economizada no início valeu, pois consegui elevar minha média e andei bem. Fechei a prova em 3h05m21s, 43º lugar na Master A (30-39 anos), pífios 16,19 km/h de média, 170 de frequencia cardíaca média.

A prova foi bem legal. O trajeto é muito variado, com diversos tipos de piso, subidas, descidas, singles. Na parte alta, o visual é maravilhoso. Havia vários pontos de hidratação, porém na chegada, sob o sol de 12:40 h, a água tinha acabado. Além disso, a camisa de ciclismo que veio no kit é minúscula. A etiqueta é GG, mas aquilo não é nem M.

Consegui atingir meu objetivo, que era de chegar no meio da minha categoria. De 84 incritos, cheguei em 43º. No geral, devo ter pego a metade também, lá prá 500º lugar. Estava saindo de uma sinusite e não treinei na semana anterior à prova. Como primeira prova de MTB, gostei do resultado e percebi que preciso:

1- Cuidar da alimentação pré-prova
2- Treinar mais em singles
3- Treinar mais sob sol forte

Fica a lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário