quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CICLOVIAGEM CAMPINAS - SERRA NEGRA

Férias. Tempo de sobra para fazer uma das coisas que mais gosto: pedalar. Resolvi fazer uma cicloviagem de mountain bike que planejava há tempos. Sair de Campinas rumo a Serra Negra, ficar hospedado na fazenda de um tio e circular por toda a região.

Muito embora já conheça os locais por onde passei, com tempo de sobra e cabeça livre sempre é mais bacana. E sempre tiro férias na primavera, que tem um clima seco e não tão quente, perfeito para pedalar. Se bem que este ano...

PRIMEIRO DIA - 17/09/2009

Saí de casa às 06:11 h. Sempre preferi pedalar no começo da manhã para evitar o sol forte. Segui rumo a Sousas e Joaquim Egídio, passando por Arcadas e Amparo. Foram 54 km. De lá, peguei a SP-352, sentido Itapira, 16 km de asfalto. Mais 6 km de terra pela SP-105 e cheguei ao destino. Total de 76 km com subida a dar com pau!

Tive dois pneus furados pela fita de aro, que estava meio dobrada. Na primeira vez, remedei a câmara traseira e a maledeta vazou assim que a montei. A segunda vez, chegando em Arcadas, furou a dianteira. Passei em uma loja de material de construção em Amparo e comprei um rolo de fita isolante 3M, das boas. Se furasse de novo, ia picar a fita de aro e mandar a isolante no lugar.

Não precisou, pois não furou mais. Mas perdi quase 1 h neste demonta-monta. Cheguei 11:30 h na fazenda, sob um sol de rachar.

Sofri um pouco com a minha mochila de hidratação grandona. Mesmo levando quase nada de bagagem, ela incomodou. Não sei se é o modelo, pois quando viajei de bike para Pedra Bela, em 2005, fui com outra mochila e não tive problemas.




Subindo a Prodome, entre Sousas e Joaquim Egídio

A tradicional Igrejinha de Joaquim

Rio Jaguari

Primeiro pneu furado

Chegando em Arcadas. Segundo pneu furado minutos depois da foto


Cheguei


"Acampamento base"




SEGUNDO DIA - 18/09/2009

Como estava sem câmara reserva e com poucos remendos, resolvi não ir muito longe. Além do que, minha esposa chegaria pelo meio da manhã. Segui sentido Itapira, por uma estrada que sai de trás da fazenda. O relevo ali é melhor, com subidas curtas. O visual é bem legal, com vários sítios e plantações de café. Pois é, querendo rodar pouco, acabei me empolgando e fiz 60 km.

Saindo da fazenda

Café

Últimas horas de sol

Fazenda bacanuda em Itapira


TERCEIRO DIA - 19/09/2009


Esse foi "o" dia. Na tarde do dia anterior, o tempo começou a fechar. A previsão avisara que uma frente fria estava a caminho. Dito e feito: amanhaceu com uma leve garoa. Meus planos eram de ir até Socorro neste dia, um pedal longão (100 km ida e volta) que obrigava tempo bom.

A chuva deu uma parada e resolvi ir até Lindóia, um rolê de 40 km no total e relativamente rápido. Saí com alguns pingos minguados e solo úmido, do jeito que gosto. Não é encharcado, que segura a bike e suja tudo, nem seco, que sobe poeirão e escorrega. Aderência excelente e nada de imundice.

O caminho que escolhi sobe por uma serra de visual maravilhoso. Você sai de 760 metros de altitude e vai a 1150 m em 5 km, com um vale de cada lado. Só que havia neblina no vale da esquerda. E esta neblina chegou com força total quando estava no topo. Em coisa de um minuto, ela tomou a estrada e a chuva apertou. Eu não conseguia enxergar 10 metros à minha frente. Impressionante!! E um downhill de 5 km nestas condições me esperava.

Bom, apesar de ter perdido um mirante de onde se vê Lindóia e Águas de Lindóia e do barro que subiu para a minha cara e roupa, desci feito um louco. E valeu! Cheguei lá embaixo imundo e com um sorriso de orelha a orelha. Mountain bike é isso!

Voltei sob chuva. A relação ficou crocante, o trocador do câmbio traseiro ficou uma pedra por culpa do conduíte lotado de sujeira, o ciclocomputador parou de funcionar, tinha esquecido câmara reserva e bomba em casa e por aí vai.

Cheguei e fui dar um trato na bike. Para hidratar, Skol latinha. Logo depois, churrasco.

Início da escalada

O vale da direita e...

...o vale da esquerda com a neblina

Neblina que foi chegando...

...e, junto com a chuva, tomou tudo em um minuto!

Acredite: deste ponto se vê Lindóia e Águas de Lindóia


QUARTO DIA - 20/09/2009

O tempo estava uma lástima. Para não repetir o dia anterior, rodei 20 km nas cercanias da fazenda por cerca de 1 h e não peguei chuva. Também queria me poupar para o dia seguinte, quando iria para Monte Alegre do Sul.


QUINTO DIA - 21/09/2009

Nada como começar uma segunda-feira com um pedal promissor. O tempo limpou e saí às 05:55 h rumo a Monte Alegre do Sul. São duas serrinhas casca grossa até lá, mas o visual é demais. Passei por uma Serra Negra fantasma, com quase ninguém nas ruas. E fui subindo, subindo, descendo, descendo e subindo e descendo. Cheguei em Monte Alegre, bebi água nas inúmeras fontes e fui encarar o paredão da volta. E que parede! Mas foi um pedal excelente, de 73 km

Minha intenção era retornar de Serra Negra para Campinas na terça-feira, dia 22/09, o Dia Mundial Sem Carro. Mas a previsão era de chuva, eu já estava de saco cheio de ficar na fazenda e minha coxa esquerda estava doendo. Enfim, seria uma roubada encarar mais 76 km. Voltei de carro com minha esposa na segunda-feira à tarde. Da estrada, se via uma nuvem negra sobre Campinas. Nem passei em casa e já deixei a bike na oficina para uma lavagem/revisão completa. E o pneu dianteiro chegou murcho. Fita do aro? Talvez... O que importa é que não precisei trocar.

Não consegui ir até Socorro e retornar a Campinas por conta da chuva. Dos 400 e poucos km previstos, rodei 270. Pela quantidade de subida que peguei, a média até que foi boa: 19 km/h. Bendita speed que comprei em março. Dá um condicionamento físico excelente. Fica a dica.


Alto da primeira serra. O Vale do Sol tomado pela neblina

Monte Alegre do Sul. Água direto da fonte

Mais uma fonte, da Índia. Água, malto e gelzinho para encarar um paredão

Depois da parede, a recompensa

Um comentário:

  1. Betão bom dia.
    Parabéns, lindo o passeio , texto perfeito, fotos muito ilustrativas gostei muito do seu depoimento.
    Domingo estarei também em Campinas prestigiando o Desafio Campinas.
    Se quiser me adicionar esta ai meu orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=855067240301291536
    André.

    ResponderExcluir