sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A FROTA

É, dá para perceber que sou um viciado em bikes. Um cara que tem cinco não pode ser muito normal. Pelo menos é um vício saudável.

MONARK 10 1978. Era do meu pai e restaurei no ano passado. Originalmente era prata, mas ele escolheu vermelho. Quando moleque, andava prá cima e prá baixo com ela. Até trilha já fiz. Ela ainda precisa de algumas melhorias, como as rodas. Seu aros são de aço, os raios estão fracos e os cubos têm uma folga crônica. Fica na casa dos meus pais. Tem relação Shimano, com câmbio traseiro RS e dianteiro FE.


SPECIALIZED ALLEZ ELITE 2006. Essa é minha road/speed. Comprei em março de 2009, seminova, convencido pelo meu grande amigo Adriano. Foi um achado. Estava rodando as bikeshops pesquisando uma road nova, que planejava comprar só no meio do ano. Passei na Elite Bikes e topei com essa e por um preço totalmente excelente. Daí não teve jeito. Pelo estado dos pneus, freios, pedivela e fita do guidão, o dono anterior não deve ter rodado 500 km com ela. Estou curtindo muito. Anda uma barbaridade e melhora meu condicionamento a cada dia. Tem rodas Mavic Akisium Race, grupo Shimano 105 18v e pedivela FSA Gossamer e componentes Specialized. Está com 2.300 km rodados.

GIANT XTC TEAM 2006. Essa mountain bike "começou" em 2005, quando comprei uma Caloi Elite Pro 21v. Alguns meses depois começaram os upgrades, que terminaram só em julho de 2009, quando troquei suspensão, câmbio dianteiro e pedivela. Daquela Caloi não sobrou nada. Rodas Alexrims TD17 Disc, relação Shimano Deore XT, com trocadores e freios Deore LX, suspensão Manitou R7 Super, selim Selle Italia XO e componetes FSA. Hoje está do jeito que eu quero. Bem, um quadro full ficaria melhor. Quem sabe um Specialized Stumpjumper? Tem 11.200 km.


CANADIAN X-TERRA 2004. Essa é minha híbrida, na verdade uma MTB com relação de speed, garfo rígido e pneus 26 x 1.5 sem cravos. É "pau prá toda obra". Treino todo dia com ela na cidade. Creio que ela está em uma configuração ideal para uso urbano. A relação de speed dá velocidade nas avenidas. Os pneus mais finos idem e encaram bem a buraqueira. E o quadro e guidão de MTB permitem uma agilidade maior no trânsito e uma posição de pilotagem mais relaxada. Foi montada com as sobras de peças dos upgrades da MTB. Tem rodas Vzan Action (originais daquela Caloi Elite), cubos, câmbio traseiro, cassete e trocadores Shimano Deore, câmbio dianteiro Shimano SIS, pedivela Sugino de speed, selim Calypso e componentes GTS. Já passou dos 25.000 km


GIANT TOURER 1994. Sou fiel depositário dessa magrela e uso para ir ao trabalho (1 km de casa). Ela estava abandonada na garagem de um amigo. Resgatei-a e bastou uma limpeza completa para voltar a rodar. Veio da Holanda, quando o irmão desse amigo morou por lá, em meados da década de 1990. Até o adesivo da bikeshop em Eindhoven no paralama traseiro ela tem. Sua configuração é interessante. É uma ciclocross de cromo com guidão de MTB e mesa de altura regulável, paralamas e bagageiro. Farol e lanterna traseira são movidos por um dínamo. Delícia de andar, conforto total. Mas não aceita uma pedalada mais forte. É só passeio. Vai bem na cidade e no cicloturismo. Grupo Shimano Alivio, com câmbio traseiro Shimano STX e componetes Giant.

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