segunda-feira, 15 de março de 2010

FOI RUIM, MAS FOI BOM



A previsão de chuva não se confirmou e o dia abriu perfeito. A 1ª etapa da Copa Endurance de MTB prometia ser excelente. E foi mesmo! Largamos pontualmente às 09:30 h sob um sol de rachar. Como não eram muitos competidores, cerca de 300, não rolou aquele empurra-empurra na saída.

O solo estava do jeito que gosto, seco. As estradas eram largas e, logo de cara, já deu para conseguir um bom ritmo. A altimetria não era tão puxada. Havia subidas, mas eram curtas. E as retas eram retas mesmo, nada de falsos planos. Sentia-me muito bem, ultrapassei bastante gente e, no meio da prova, tinha muita energia ainda. Tinha certeza que terminaria muito melhor que do o esperado. Mas...

Por volta do km 25, em uma descida, o pneu traseiro furou. Parei e havia um rasgo na lateral. Desmontei rapidinho, troquei a câmara e remontei. Como era um corte, não imaginei que o furo tivesse sido causado por outra coisa, porém havia. Provavelmente, ele já estava um pouco murcho e alguma pedra fez o rasgo. Pouco mais à frente, murchou de novo. Enchi, rodei mais um pouco e tive que parar. Troquei a outra câmara, achei o prego causador do primeiro furo, demorei para conseguir encaixar a roda e toquei o pau.

Logo depois de sair, percebi que meu câmbio traseiro não descia para os três pinhões menores, justo na parte final, cheia de retões e onde daria para socar a bota. Não sei o que aconteceu. Provavelmente o cabo engripou dentro do conduíte por conta da poeira. Aos trancos e barrancos, literalmente, fiz os últimos 15 km e terminei a prova com 20 minutos de atraso.

Meu tempo de pedal foi de 2h18m, com 19,2 km/h de média. Bom, mas não excelente. Este tempo me daria a 23ª colocação na categoria SUB 35 e lá para 100º lugar na geral. Estaria dentro dos meus objetivos. Porém, o que conta é o tempo total e este foi de 2h38m (2h41m para a organização), o que resultou em horrorosos 39º na SUB 35 e 178º na geral.

Se por um lado fiquei chateado com os contratempos, por outro saí muito feliz com minha performance. Andei muito bem, o tempo todo disposto. Isso porque acertei nos treinos da semana anterior, no descanso pré-prova e na alimentação. Restam apenas alguns detalhes para chegar à fórmula ideal para mim. Com a experiência que vou adquirindo nas provas, tenho certeza que vou melhorar ainda mais.

Dia 27, tenho uma prova de road. É a 1ª etapa da Copa Claro 100K, lá no Rodoanel, em São Paulo. A próxima prova de MTB está distante. Será a 2ª etapa da Maratona Ravelli, dia 13/06, em Salto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário