terça-feira, 27 de abril de 2010

SURPRESA














Dura, muito dura. Assim posso resumir a 2ª etapa da Copa Claro 100K, que rolou no último domingo aqui em Campinas. A prova aconteceu no Swiss Park, um conjunto de condomínios à beira da Via Anhangüera. Foram 16 voltas em circuito de 14 quilômetros pelas avenidas que ligam estes condomínios.

Além do calor, o que pegou foi a altimetria. Não que fosse uma serra, mas eram subidas curtas e elas matam! Você vem em um ritmo forte e quer mantê-lo na subida e isso desgasta bem. Sem contar que uma delas tinha 400 metros e 13% de inclinação. Por fim, você fazia vários retornos em curvas cotovelo. Dá-lhe explosão para acelerar!

A largada foi em subida, só para dar o tom da prova. Estava cheio como na etapa do Rodoanel, com mais de 1.000 participantes. Encontrei o Tekapo e o Soussumi, amigos do fórum PEDAL e largamos juntos. Saí de boa, já sabendo que nem de longe conseguiria a média de quase 40 km/h da primeira etapa.

Na primeira volta, a Open (amadora) até formou um pelotão e andei muito forte. Minha média ali estava perto dos 35 km/h. Logo na segunda espalhou tudo. Até procurei algum pelote para me encaixar e não achei. Acabei andando junto com três, quatro caras quase prova inteira. Foi um micro-pelotão e nem rolou um revezamento.

Na terceira volta já dei uma diminuída no ritmo. Mesmo assim, ia passando bastante gente e aproveitando para acelerar nas retas e descidas. Nos falsos planos e subidas, me garantia. Aos 50 quilômetros, já estava quebrado. Até queria acelerar, mas o corpo não correspondia. Sabia que não seriam 100K e sim 86K e isso me animava.

Pouco depois de entrar na quinta volta, ouvi anunciarem que a Elite ia entrar na última volta. Os ponteiros me colocaram uma volta lá para o meio da volta. Eu morto e os caras num pau só. Quase no fim da quinta, o resto do pelotão me passou. Pensei: “Que merda de prova estou fazendo.”

Havia muita gente se arrastando, porém, e isso me tranquilizava. Terminei a quinta volta e meu batimento passou de 200 na tal subida de 13%. Fui para a última pilhado, mesmo com o corpo sem corresponder. Fiz o possível para andar forte e fechei em 2h50m no meu ciclocomputador. Terminei morto e meio desanimado. Conversei com alguns amigos e fui embora. Não tinha certeza se tinha ido bem ou não.

Ontem, vi que o Bruno Pereira, vencedor da Elite, fizera em 2h16m. Mesmo tempo do Jorge Giacinte, vencedor no Rodoanel, que tinha altimetria bem tranquila. Daí, tive certeza que não havia ido bem. Hoje, surpresa! Saiu a classificação e consegui 9º lugar na minha categoria (Sub-35) e 37º na Open e 156º na geral. Com isso, quem diria, somei dois pontinhos na Copa! Fui além do meu objetivo, que era defender meu 19º lugar da 1ª etapa.

Estou muito feliz e altamente motivado. No sábado anterior à prova, saí mais cedo do casamento de um grande amigo, perdi boa parte da festa e encarei 160 km de estrada para poder correr no domingo. Fora o esforço nos treinos e na alimentação. O resultado apareceu. Domingo, tenho a Copa VO2, entre Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. Vamos embora subir a serra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário