terça-feira, 5 de outubro de 2010

CONTADOR DE HISTÓRIAS?


A notícia é velha, mas ainda não havia falado sobre o assunto. Exames realizados no dia 21 de julho, em pleno Tour de France, indicaram a presença de clenbuterol em Alberto Contador, que acabou vencendo a prova. El Pistolero nega que tenha usado a substância e assegura que foi contaminado por uma carne intoxicada.

O clenbuterol pode ser usado por atletas para se livrar de gordura corporal e aumentar a massa muscular. Entre suas capacidades a curto prazo, melhora a capacidade aeróbica e a pressão sanguínea. Outros ciclistas já foram pegos usando este tipo de doping, como o chinês Li Fuyu, que foi parceiro de Lance Armstrong na RadioSchack.

A concentração da amostra A de Contador era 400 vezes menor do que os laboratórios credenciados da Wada conseguem detectar. A UCI realizou novos testes e analisou a amostra B, que confirmou o resultado. Especialistas afirmam que a carne de um animal que tenha recebido clentuberol nunca contaminaria um atleta.

O ciclismo é um dos esportes que mais têm casos de doping. São escândalos atrás de escândalos e, mesmo com o controle que equipes e a própria UCI têm aplicado, eles continuam a surgir. Não acredito que o Contador seja tão burro a ponto de ter se dopado sabendo que o controle sobre ele seria muito maior. Entretanto, especialistas dizem o contrário e ele muito bem ter tomado tomado no começo do ano, na pré-temporada. O caso deve ser encerrado e o tricampeão do Tour não deve ser punido. Mesmo assim fica mais uma mancha no nosso esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário