domingo, 24 de outubro de 2010

VOLTA DE SP - 8ª ETAPA






Neste sábado, a “etapa rainha” do Tour do Brasil/ Volta Ciclística de São Paulo reservou uma reviravolta dentro da competição. O ciclista Gregolry Panizo (Clube DataRo de Ciclismo) venceu a oitava etapa com chegada em Campos do Jordão, após superar o duríssimo trecho de serra, e assumiu a liderança da prova.

Escapado desde a metade do percurso em Santo Antonio do Pinhal - junto com seu companheiro Renato Seabra e Maurício Morandi (São José dos Campos), Gregolry Panizo acelerou o ritmo nos quilômetros finais e completou a prova com o tempo de 1h45min47s. Seabra e Morandi garantiram a segunda e terceira colocações, respectivamente, com 1min15s de atraso para Panizo.

O resultado pôs fim a hegemonia da equipe de Pindamonhangaba – vencedora de seis etapas até o momento, e derrubou o trabalho “quase” perfeito do time vale-paraibano que detinha as três primeiras posições na classificação geral com Flávio Cardoso, Magno Nazaret e Edgardo Simon.

Campeão da Volta de São Paulo 2008, Gregolry Panizo sofreu com consecutivas lesões na temporada passada – principalmente no menisco - e cogitou abandonar a carreira com receio de não recuperar a performance anterior. “Foram momentos muito difíceis, fiquei deprimido e não pensava que pudesse recuperar o alto nível”, declarou o ciclista após cruzar a meta.

Na Volta do Paraná, realizada em junho, Panizo conseguiu obter a quarta posição no geral, e provou estar recuperado dos problemas no joelho, o que o fez recuperar a motivação. “Foi um resultado muito importante, porque recuperei a confiança e percebi que poderia render mais. As dores simplesmente sumiram, minha motivação voltou e hoje conquistamos esse resultado maravilhoso”, festejou Gregolry.

O técnico Hernandes Quadri comemorou o resultado obtido pela equipe paranaense que, de uma vez por todas, apaga a mancha do doping em cinco membros do time em 2009, e coloca a DataRo na liderança por equipes. “Todos cumpriram o planejamento traçado e estão de parabéns. Mas agora precisamos manter a calma para chegarmos juntos na etapa final”

Desatenção e prejuízo para Pindamonhangaba

Soberana até então na competição, a equipe Funvic/Marcondes Cesar/ Pindamonhangaba viu todo o trabalho feito até a 7ª etapa cair por terra. O desempenho catastrófico do time no estágio entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão fez com que o time do Vale do Paraíba perdesse não apenas o primeiro lugar no individual geral como também por equipes.

Dos comandados por Benedito Tadeu, o Kid, apenas o recém chegado Magno Nazaret conseguiu manter-se entre os primeiros. O ciclista terminou em quinto lugar – 2min02s atrás de Gregolry Panizo, e manteve a segunda posição no geral. Já Flávio Cardoso, que iniciou o dia com a camisa amarela, despencou para o sétimo lugar após um tímido desempenho na subida da serra.

Três ciclistas da equipe de Pinda abandonaram a Volta de São Paulo neste sábado. Roberto Pinheiro, Hector Aguilar e Marcelo Moser. Benedito Tadeu, o Kid, não escondeu o desapontamento e frustração com a reviravolta, mas reconheceu o equívoco na tática da equipe. “Acabamos escolhendo a tática errada e fomos prejudicados. Perdemos para nós mesmo, mas faz parte. Estou tranqüilo e acredito que tudo isso servirá de lição para todos nós.”

Decisão em São Paulo

Neste domingo, às 6h50, os 111 ciclistas que permanecem na competição largam da rodovia dos Bandeirantes (SP 348), no km 48, em Jundiaí, com destino ao Complexo Viário Jornalista Roberto Marinho (Ponte Estaiada), com chegada prevista para as 8 horas da manhã.

Apesar da vantagem sobre os adversários, o título ainda não está garantido para Gregolry Panizo. Prova disso aconteceu há dois anos, quando uma fuga quase colocou o título do paranaense a perder. Na ocasião, Panizo utilizou como tática seguir junto com os escapados e assegurou seu primeiro triunfo na Volta de São Paulo.


Classificação 8ª Etapa

Classificação Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário